terça-feira, 13 de novembro de 2012

Matrix e mitologia

          Já faz um tempo que tenho o desejo de unir o pop e o erudito nesse blog. Essa vai ser a primeira experiência. Tenho uma adoração por filmes e séries (e alguns animes) e desde que comecei o blog tenho vontade de escrever sobre Matrix. O filme é mais do que apenas uma obra de ficção e ação. Resgata mitos, arquétipos e nos leva ao contato com a filosofia por meio de de um vasto simbolismo.
           No dicionário etimológico o nome “matrix" é bem sugestivo já que vem do latim "lugar onde alguma coisa se gera." O que as máquinas fazem com o corpo físico das pessoas é uma espécie de gestação. O corpo físico fica encubado e ninguém vive de maneira autêntica, a realidade é criada pelo programa. É mais complexo que a teoria da conspiração realizada pelos meios de comunicação. O filme Matrix vai além. Torna a questão da manipulação da consciência também  uma coisa física.

Numa luta entre homens e máquinas em meados de 2199 a inteligência artificial descobre que a humanidade não passa de pilhas. Dominado pelas máquinas, o homem passou a ser cultivado em eletrodos para poder servir de base energética. Enquanto fica em estado de cultivo para fornecer energia, sua realidade é um grande programa de computador chamado Matrix. Esse programa simula uma realidade falsa durante o estado de sono. O problema é que as pessoas ficam o tempo todo em sono induzido.
E o que isso tem a ver com a questão da mitologia e arquétipo  em Matrix? Neo e Morpheus encontram-se no ano que parece 1999 e  Morpheus exerce um pouco do que o deus grego com o seu nome fazia. O nome Morfeu quer dizer "a forma" e representa o dom desse deus: viajar ao redor da Terra para assumir feições humanas e, dessa maneira, se apresentar aos adormecidos durante os seus sonhos. Morpheus no filme procura a reencarnação do eleito (messias) que acredita ser Neo, e pode entrar e sair do programa e de qualquer realidade alternativa. Assim como o deus olimpiano podia entrar e sair de qualquer sonho.
O que é interessante que o filme é usado inúmeras vezes para exemplificar teorias de conspiração. “Sair da matrix” é uma espécie  de terminologia utilizada para pensar por si mesmo, ser autônomo nas ideias, ser coerente consigo mesmo. 

Outras curiosidades sobre Matrix: (retiradas da internet)


- Quando Neo está com o oráculo, sobre a porta desta há uma placa com os dizeres em latim: “Conhece-te a ti mesmo”. A mesma inscrição que há no Templo de Delfos, construído para o deus Apolo. 



Os nomes dos 3 personagens principais são mensagens também a serem decifradas:


Neo – Além de ser o novo, o redentor é também uma analogia a Noé que no velho testamento é o responsável por um novo mundo. Também através de Neo é possível se escrever One que é Um em inglês e também Eon, que significa ciclo ou era, resultando numa combinação de analogias onde Neo personifica uma Nova Era.

Trinity – Em inglês trinity significa trindade e no filme a trindade formada por Neo, pela própria Trinity e Morfeu tem a missão da salvação da humanidade. Note-se que nas trindades de várias religiões e tradições há a figura feminina.

Morfeu – Morfeu tem a habilidade de assumir qualquer forma humana e aparecer nos sonhos das pessoas como se fosse a pessoa amada por aquele determinado indivíduo. Seu pai é o deus Hipnos, do sono. Os filhos de Hipnos, os Oneiros, são personificações de sonhos, sendo eles Ícelo eFântaso. Morfeu foi mencionado na obra Metamorfoses de Ovídio como um deus vivendo numa cama feita de ébano numa escura caverna decorada como flores.
A droga morfina tem seu nome derivado de Morfeu, visto que ela propicia ao usuário sonolência e efeitos análogos aos sonhos.
Quando uma pessoa augura-se: vá para os braços de Morfeu, significando dormir bem.


5 comentários:

  1. A primeira vez que vi Matrix, eu adorei. Para mim a história do filme era algo novo e profundo. Filosófico. Depois vi o segundo filme e achei uma porcaria, exceto os efeitos especiais. Posteriormente reassisti o primeiro longa e mudei de ideia: achei uma droga. Nem assisti ao terceiro. E esse desencantamento decorreu não porque a história ficou sem pé nem cabeça, mas porque em "2199 a inteligência artificial descobre que a humanidade não passa de pilhas". kkkkkkkk Pô, em 2199 as máquinas dependem de corpos humanos para gerar eletricidade, energia etc?! A inteligência artificial construiu um gigantesco aparato industrial, caro, complexo, que consumiu muito mais energia para ser realizado e mantido a fim de nos manter dormindo e tirar um pouquinho de energia de cada um de nós? E a energia nuclear? A IA, por ser representada por máquinas, certamente não teria problemas com radioatividade. E a energia eólica, as termais e as derivadas do movimentos dos oceanos? E as hidrelétricas? Há milhares de fontes de energia muito mais constantes, baratas, simples e profusas do que a retirada de eletricidade dos corpos dos seres humanos kkkkkkkk Para mim, o filme tem como vilão não a IA (Inteligência artificial), mas sim a IA (Ineficiência artificial) kkkkk A inteligência está nas coisas simples, práticas e funcionais e não em um aparato gigantesco que trabalha com criaturas imperfeitas e cheia de necessidades fisiológicas como os seres humanos (quem limpava a sujeira naquelas células que mantinham os seres humanos presos? Uma bactéria pode comprometer ou acabar com o ser humano e sua energia vital). Se eu fosse a inteligência artificial do filme, a humanidade já estaria extinta há muito tempo. Investiria em uma fonte permanente e confiável de energia.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei Matrix um tanto fantasioso demais...no entanto,eu reconheci os paralelos mitológicos nele...remonta à série 'Xena,a princesa guerreira',com a atriz e cantora Lucy Lawless. Como sou fã de história medieval e renascentista,sou também fã da mitologia grega...pelo menos está bem associada ao feminismo e a causa LGBT,tão discriminadas hoje em dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem-vindo! Matrix, é realmente fantasioso, ficção científica, assim como a amada saga Senhor dos anéis e o agora Game of trhones. O que achei interessante foi a interface que o filme (pelo menos o primeiro) da trilogia fez com a mitologia e a teosofia, não é uma coisa fácil. Diferencia-se do SDA e GOT não comparo porque é diferente. Creio que a mitologia deu sua sua contribuição a questão LGBT(S) pois, se ver alguns mitos como hermafrodito, o amor de Laco (pai de Édipo por um príncipe e outros (a tragédia deu-se por isso), nunca foi visto com censura. Aliás, para os gregos a relação homo-afetiva não era não assunto incomum era cotidiano. Bem obrigada pelo comentário.

      Excluir
  3. Olá, há um pequeno equivoco. O Deus do sono é Hipnos, e não Morfeu, este foi quem conseguiu entrar no mundo inferior através da música, na tentativa de levar sua amada de voltaà Terra. Adoro o seu blog e amo mitologia grega, seus textos são maravilhosos. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

      Temos até outro texto sobre Morfeu aqui no blog ele realmente não é o deus dos sonos.
      Grande beijo

      Excluir