quarta-feira, 27 de março de 2013

PROFESSOR XAVIER E MAGNETO DE X-MEN ALEGORIAS PARA MARTIN LUTHER KING JR. E MALCOLM X






Não é nenhum segredo que contar histórias sobre os eventos politicamente ou socialmente ocorridos é uma coisa muito difícil de fazer. Uma maneira de contornar este problema é dizer a esses tipos de histórias em um mundo diferente. Agora, eu não estou dizendo que os X-Men foram criados unicamente com o desejo de contar uma história sobre o movimento dos direitos civis, mas os paralelos são bastante óbvias. Aqui está uma citação de Chris Claremont, escritor de Uncanny X-Men :

"Os X-Men são odiados, temidos e desprezados coletivamente pela humanidade por nenhuma outra razão do que eles são mutantes. Então o que temos aqui, intencional ou não, é um livro que é sobre racismo, intolerância e preconceito." 

Eu cresci com o X-Men desenho animado na década de 90 e ler alguns livros de quadrinhos aqui e ali. Então, eu estou de maneira nenhuma um especialista, mas eu acho que vai mostrar o quão incrível estes dois personagens são; que mesmo um fã mais casual pode realmente apreciar suas complexidades. Sua relação e confronto de ideologia está no coração do universo dos X-Men e dá origem a alguns conflitos surpreendente. 

Charles Xavier tem muito procurado direitos mutantes através de métodos mais pacíficos. Ele realmente acredita que os humanos e os mutantes pode viver e funcionar em conjunto na sociedade. Sua filosofia está em consonância com o mesmo tipo de postura de Martin Luther King, Jr. assumiu durante o movimento dos direitos civis, que começou nos anos 50, que uma co-existência pacífica onde todos são tratados de igual para igual era possível. Obras mais famosas de King veio durante o seu "I Have a Dream" discurso em frente ao Lincoln Memorial durante uma marcha em Washington. Muitas vezes, o objetivo principal do X-Men foi referida como "o sonho de Xavier." Isso definitivamente não é mera coincidência. Xavier procura de uma paz que ele acredita que só pode ser alcançado por ter mutantes mostrar seus homólogos humanos normais que eles são realmente a mesma pessoa, mesmo que possa parecer diferente ou ter dons extraordinários. Para ele, a violência só serve para dividir ainda mais os humanos e os mutantes e dirigir o medo que traz sobre a perseguição de seus irmãos. Isso não quer dizer que ele não acredita em violência, mas apenas quando necessário e geralmente sob a forma de proteger a humanidade de outros mutantes que procuram prejudicá-lo. 
Talvez a parte mais fascinante de ideais diferentes Xavier e Magneto é que ambos têm um final muito semelhante em mente, um mundo onde os mutantes podem viver sem medo. Eles são apenas no extremo oposto do espectro quando se trata de chegar a esse lugar. O mesmo pode-se argumentar tanto para o Dr. King e Malcolm X. Mas, enquanto Xavier foi modelado após MLK, Jr., Magneto tomou após o mais militante Malcolm X. Ele acreditava em assumir agressores humanos de frente com demonstrações de força. Aqui está um par de Malcolm X cita antes de continuar: 
"Eu nem mesmo chamo de violência quando é auto-defesa, eu chamo de inteligência." 
"Seja pacífico, seja cortês, obedeça a lei, respeite todo mundo, mas, se alguém põe a mão em você, mande-o para o cemitério." 


Malcolm X 

Essas citações certamente sentir como algo Magneto, especialmente em seus primeiros anos, poderia ter dito. Agora, como muitos de vocês sabem, Magneto nasceu em uma família de judeus alemães e experimentou o peso da agressão nazista durante a 2 ª Guerra Mundial. Ele foi enviado para o Gueto de Varsóvia e, eventualmente, se encontrou em Auschwitz depois que sua família foi executado. Suas características e visões de mundo podem ser diretamente rastreada até o trauma psicológico que sofreu como uma criança. De sua perspectiva, ele está apenas tentando evitar essas atrocidades voltem a acontecer aos seus companheiros mutantes. Ele viu o lado escuro da natureza humana e, agora, tem o poder de acabar com estes abusos horríveis, então por que não usá-lo? Ele não vê os seres humanos como iguais para os mutantes, que ele vê como uma espécie menor e mais fraco. 

Obtendo a banda de volta juntos ... 


Como Malcolm X e Martin Luther King, Jr., ambos Magneto e Professor X ter visto na ocasião alguns benefícios em si a filosofia, mesmo que nunca iria admitir isso. Ambos os homens têm um respeito mútuo um pelo outro, mesmo se as suas ideologias cair em completa oposição com a do outro. O que ambos percebem, porém, é que um grande conflito está no horizonte. Xavier acredita que pode impedi-lo, Magneto acredita que seja inevitável. O que resulta é uma luta incrível entre dois homens que, em diferentes circunstâncias, poderia ter ficado melhor dos amigos e, talvez, o mais poderoso dos aliados. E, por este caminho, os dois homens acabam divergindo suas posições iniciais de vez em quando. Na ocasião, Xavier abusou seus próprios poderes e Magneto deu a "paz" um tiro. No final, eles sempre parecem estar em extremos opostos do espectro e que deixa você saber o quanto bom estes dois poderia ter realizado juntos. 

Com base no trailer mais recente, os filmes parece realmente focar no relacionamento e visões conflitantes de uma jovem Magneto e Xavier Charles. Eu estava realmente cavar a conversa entre os dois homens, que foi intercalada por todo o trailer. A configuração também contribui para a tensão, uma vez que esta muito dinâmico acontece bem no meio da Guerra Fria e do movimento dos Direitos Civis. Eu estou realmente feliz que tais complexidades e alegorias podem ser tecidas em um blockbuster de verão. Eu sou tudo para se divertir mudo, mas quando você pode contar uma história como essa, você tem algo realmente especial. Eu vou acabar com isto, deixando você com uma citação de Michael Fassbender sobre os personagens de Magneto e Xavier sendo diretamente influenciados pelo Dr. King e Malcolm X: 
"Ela surgiu no início do período de ensaio e que foi o caminho que levou. Essas duas mentes brilhantes se unindo e as suas opiniões não são tão diferentes em algumas coisas importantes. Como você vê-los você sabe que se a sua compreensão, habilidade e inteligência poderia de alguma forma se reúnem seria realmente especial. Mas a divisão é o que os torna ainda mais interessante e trágico."




Nenhum comentário:

Postar um comentário